ORTODONTIA

Braquete convencional

Ortodontia é uma especialidade odontológica que corrige a posição dos dentes. Dentes tortos ou dentes que não se encaixam corretamente são difíceis de ser mantidos limpos, podendo ser perdidos precocemente devido à deterioração, e a doença periodontal. Dentes mal posicionados também podem prejudicar sua aparência.

Apenas seu dentista ou ortodontista poderá determinar se você poderá se beneficiar de um tratamento ortodôntico. Com base em alguns instrumentos de diagnóstico que incluem um histórico médico e dentário completo, um exame clínico, moldes de gesso de seus dentes e fotografias e radiografias especiais, o ortodontista ou dentista poderá decidir se a ortodontia é recomendável e desenvolver um plano de tratamento adequado para você.

Diversos tipos de aparelhos, tanto fixos como móveis, são utilizados para ajudar a movimentar os dentes, retrair os músculos e alterar o crescimento mandibular. Estes aparelhos funcionam colocando uma leve pressão nos dentes e ossos maxilares. A gravidade do seu problema é que irá determinar qual o procedimento ortodôntico mais adequado e mais eficaz.

Braquete estético

Atualmente uma opção para aparelhos fixos são os braquetes autoligáveis, que não fazem uso de amarrilhos elasticos (borrachinhas) que se deterioram e deformam com o tempo, e estão frequentemente relacionadas à má higiene oral, mas a principal vantagem desse sistema é a biológica, pois sem o uso de elásticos para prender o arco na canaleta, não é necessário forças elevadas para movimentar o dente, tendo assim um movimento mais compativel biologicamente. Além de proporcionar maior conforto ao paciente, o tempo de atendimento também é reduzido.

Braquete autoligado